Prefeitura capacita cerca de 2 mil pessoas em Higiene e Manipulação de Alimentos gerando oportunidade em uma das áreas mais requisitadas do país

O curso de Higiene e Manipulação de Alimentos é um dos mais requisitados na Sidagro

Especiais | 15 de dezembro de 2023, por redacao@msalerta.com.br

O curso de Higiene e Manipulação de Alimentos é um dos mais requisitados na Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro). E não poderia ser diferente, a capacitação prepara profissionais para atuar no preparo de qualquer alimento, seguindo regras sanitárias e de segurança, exigidas por lei.

Como o setor de Alimentação Fora do Lar é um dos que mais cresce no país, o curso vem preencher uma lacuna que é constantemente aberta com a demanda do mercado. Para se ter uma ideia, o segmento vem acumulando aumento, conforme pesquisa do Instituto Foodservice Brasil (IFB), e fechou agosto deste ano com crescimento real — descontado a inflação —, de 3,6% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado.

O estudo também mostra que a participação do canal delivery permanece significativa para os estabelecimentos, representando 20,9% do total das vendas. As lojas localizadas nos centros comerciais, como shoppings, supermercados, aeroportos e strip malls, registraram variação de faturamento de 8,9% na comparação com agosto do ano anterior, enquanto as lojas de rua tiveram variação de 11,1%.

“Este ano levamos o Curso de Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos aos empresários dos shoppings Pátio Central, Bosque dos Ipês e Campo Grande. Além disso, levamos o curso para os distritos de Anhanduí e Rochedinho e para as incubadoras. Entendemos a importância de fomentar a economia e potencializar o comércio com capacitações que apoiam os empreendedores na sua jornada, que é desenvolver a nossa Capital”, pontua o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila.

Além disso, a partir do curso de Higiene e Manipulação de Alimentos as pessoas podem abrir um pequeno negócio e vender os alimentos preparados. Quem quer empreender a Prefeitura de Campo Grande também apoia com a abertura do MEI nas Salas do Empreendedor, que funcionam dentro das incubadoras municipais.

“Nas Salas do Empreendedor é possível abri o MEI, emitir o boleto de pagamento (DAS), fazer a declaração anual de faturamento, regularização de débitos do MEI, alteração de dados cadastrais do CNPJ, viabilidade, emissão de certificado MEI (CCMEI), emissão de nota fiscal de serviço eletrônica e muito mais”, enumera a prefeita Adriane Lopes.

Confira abaixo os endereços das Salas do Empreendedor:

Sala do Empreendedor da Incubadora Francisco Giordano Neto → na própria Sidagro, Rua Dr. Antônio Alves Arantes, 263 – Chácara Cachoeira. Telefone 4042-0497, Ramal 2430.

Sala do Empreendedor da Incubadora Mário Covas → Rua Leandro da Silva Salina, 668, Mário Covas. Telefone 4042-0497, Ramal 2428.

Sala do Empreendedor da Incubadora Norman Edward Hanson → CRAS São Conrado, Rua Livino Godói, 777 – São Conrado. Telefone 4042-0497, Ramal 2424.

Sala do Empreendedor da Incubadora Zé Pereira → Rua Eugênio Peron, 676, Zé Pereira. Telefone 4042-0497, Ramal 2426.