PM faz alerta a moradores da Capital sobre simulado de plano de defesa contra “domínios de cidade”
Durante treinamento haverá acionamentos de bombas e tiros de festim com finalidade de trazer uma realidade para o exercício

A Polícia Militar (PM) faz um alerta para os moradores de Campo Grande, de que haverá um exercício simulado plano de defesa contra ataques criminosos conhecidos como “novo cangaço” ou “domínio de cidades”, na noite desta sexta-feira (23) e madrugada de sábado (24). O treinamento acontece em uma empresa de transporte de valores situada na Rua Otávio Gonçalves Gomes, no jardim Paradiso, próximo ao cruzamento das Avenidas Euler de Azevedo e Tamandaré.

Segundo a PM, tais modalidades de crimes vêm crescendo no Brasil e já atingiram estados vizinhos, como São Paulo, Santa Catarina e Paraná. As ações dos grupos criminosos perpetradas nestes estados geraram pânico e medo na população, e em alguns locais houveram vítimas fatais, entre policiais e a população local.
O exercício terá a duração de aproximadamente duas horas, iniciando às 23h55, onde serão simulados ataques a instituições financeiras por meio de figurantes e a partir deste momento, com o acionamento da Polícia Militar, terá início o plano de resposta a este tipo de modalidade criminosa.
Para tanto, serão empregados na ação policiais militares pertencentes ao Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Comando de Policiamento Especializado (CPE) e Centro de Operações da Policia Militar (COPOM), além dos cadetes que estão na fese de conclusão do Curso de Formação de Oficiais.
O plano foi desenvolvido por especialistas da PM e objetiva responder de forma rápida a essa modalidade violenta de crime, envolvendo toda a estrutura operacional da Corporação, além da integração com outras instituições como a PRF, Policia Civil, Polícia Federal, Guarda Municipal, Bombeiros, Associação dos Comerciantes, CCR MSVia e outros colaboradores civis que permanecerão sob sigilo para preservação da segurança de cada um dos participantes.