Mês do Idoso mobiliza unidades da SAS com ações culturais e de conscientização

Os centros de convivência do idoso oferecem um serviço de proteção social, convivência e fortalecimento de vínculos aos idosos

Especiais | 19 de outubro de 2023, por redacao@msalerta.com.br

Com a proposta de divulgar e debater os direitos garantidos aos idosos pelo Estatuto do Idoso e pela Constituição Federal, as unidades da Secretaria de Assistência Social (SAS) estão realizando durante o mês de outubro, diversas atividades socioeducativas e culturais com os mais de nove mil usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos 21 Cras e dos quatro Centros de Convivência de Idosos (CCI’s).

Os espaços, que oferecem momentos de socialização, práticas esportivas e de lazer para promover a integração, estimulando o desenvolvimento de vínculos também contam este mês, que é dedicado à pessoa idosa, com uma programação especial, organizada pela coordenação e equipe multiprofissional das unidades.

No CCI Piratininga, a semana começou com uma ação de conscientização com a participação de 60 idosos que, com o apoio da Guarda Civil Metropolitana, participaram de uma blitz educativa em frente ao CCI. Com cartazes e panfletos confeccionados pelo próprio grupo, os idosos abordaram motoristas e a população, com o objetivo de sensibilizar a comunidade quanto aos cuidados e direitos das pessoas acima dos 60 anos.

“Precisamos falar sobre os cuidados para com aqueles que cuidaram de nós e alertar a sociedade sobre as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa”, pontuou o coordenador do CCI Piratininga, Jorge Franco.

Frequentadora do SCFV, Maria Madalena de Oliveira considera essencial as ações que compartilham informações. “Poucas pessoas conhecem nossos direitos, por isso temos que lutar e falar sobre o acesso à rede de serviços de saúde e de assistências sociais locais. Nesse sentido temos os CCI’S que oferecem serviços importantes para nós, que nos valorizam”, disse.

Já no Centro de Convivência do Idoso “Jacques da Luz”, nas Moreninhas, a programação pelo Mês do Idoso segue até a última semana de outubro com atividades voltadas para a qualidade de vida e autonomia dos idosos. Entre as principais ações, um dos destaques foi a visita do grupo “Doutores de Esperança”, projeto que leva dinâmicas e brincadeiras que incentivam a descontração em ambientes hospitalares e idosos.

No CCI, os voluntários desenvolveram atividades lúdicas, musicais e dança. “Foi um dia muito divertido e por meio das brincadeiras, falaram sobre a importância da gratidão e de sorrir sempre, mesmo nos momentos difíceis. Foi um alento para nossos idosos”, frisou a coordenadora da unidade, Janaína Salvador.

A saúde também tem destaque nas programações, com palestras, aferição de pressão, testes de glicemia e orientações para uma vida saudável, realizados em parceria com a Secretaria de Saúde, por meio de Unidades de Saúde da Família, como ocorreu no Cras Estrela Dalva e CCI Jacques da Luz, que dedicou um dia para a conscientização sobre o Outubro Rosa, que faz um alerta sobre a importância dos exames de prevenção ao câncer de mama.

Flashback

Evento tradicional do Cras Vida Nova, o baile de Flashback deste ano ganhou uma edição noturna, conferindo um charme especial ao evento. Com direito a jantar e animação dos DJs Luiz Rodrigues e Marquinhos Spinoza, a festa reuniu mais de 100 idosos que dançaram embalados a sucessos dos anos 50 e 60. A coordenadora do Cras, Adriana Nascimento lembra que a ideia da festa surgiu a partir das aulas de zumba oferecidas toda semana para os idosos, que sempre contam com uma seleção de músicas que marcaram época.

A coordenadora conta que, após uma pesquisa realizada no território, foi constatado pela equipe da unidade, um grande número de idosos vivendo sozinhos. Foi então que surgiu a ideia de criar eventos que motivassem esses usuários a frequentar o Cras e a dança foi a atividade que mais empolgou os usuários.

“Eventos como o baile de flashback são importantes porque asseguram um processo de envelhecimento ativo e comunitário. Nesta terceira edição o tema foi Anos Dourados, que resgatou muitas lembranças para eles. O impacto que leva para a vida de nossos usuários é muito positivo e representa uma vitória muito grande para todos nós”, disse.

Sociabilidade

Os centros de convivência do idoso oferecem um serviço de proteção social, convivência e fortalecimento de vínculos aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.

A proposta das atividades é desenvolver a autonomia e a sociabilidade a partir do fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário, ao prevenir situações de vulnerabilidade, risco e violência sociais, que contribuam com situações de isolamento social.

Como em 01 de outubro é comemorado o Dia Internacional do idoso, durante todo mês são intensificadas as atividades e campanhas de conscientização nas unidades da SAS. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto aos direitos, necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas idosas.

Segundo o secretário de Assistência Social, José Mário Antunes, as ações promovem uma compreensão das questões relacionadas ao envelhecimento. “Também é a oportunidade de divulgar o trabalho e a preocupação que a gestão da prefeita Adriane Lopes tem com os idosos, por isso o foco do nosso trabalho é conscientizar nossos usuários sobre o envelhecimento saudável, oferecendo ações que promovam o bem-estar”, ressaltou o secretário.

Fonte: Ascom PrefCG