Mato Grosso do Sul registra queda de 75% em casos de H1N1
Com a chegada do frio e maior chance de doenças respiratórias, as campanhas de imunização contra gripe e covid-19 continuam

A atualização do Boletim InfoGripe da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), divulgada nesta quinta-feira (1°), indica considerável queda de casos de H1N1 em Mato Grosso do Sul. Nas últimas três semanas, dados apontam queda de aproximadamente mais de 75% em vítimas da doença.
O relatório considera a análise de dados da semana epidemiológica de 14 a 20 de maio, atendendo critérios de sinais e sintomas fixos, conforme o monitoramento das notificações de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Entretanto, a macrorregião de Três Lagoas observa-se crescimento com probabilidade igual a 75%.
Diferente do cenário nacional, o Estado entre três federações com bons resultados. Houve aumento de 75% a 95% em 19 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
O indicador mostra aumento do VSR (Vírus Sincicial Respiratório), responsável pela maioria das infecções respiratórias em bebês em Acre, Amazonas, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe.

O pesquisador e coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, reforça que o cenário nacional apresentava a tendência desde de abril. Quando 31% dos casos de SRAG, em pessoas a partir dos 15 anos, estavam associados ao vírus influenza A, H1N subtipados.
Conforme a Fiocruz, no mês de março, cerca de 9% foram influenza A, subindo para 22% em abril. Enquanto isso, o vírus da Covid-19 saiu de um patamar de 80% dos casos positivos em março para um percentual de 53% nas últimas quatro semanas nesse mesmo público.
Vacinação ampliada
Com a chegada do frio e maior chance de doenças respiratórias, as campanhas de imunização contra gripe e covid-19 continuam. Em Campo Grande, 50 unidades estão com doses disponíveis. Vale lembrar que o Ministério da Saúde liberou a imunização para todos os públicos, desde bebês de seis meses a idosos com mais de 60 anos.
Ao encontrar uma unidade próximo, basta estar com os documentos pessoais ou cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). A disponibilidade das doses está em todas as sete regiões da cidade.
Fonte: Midiamax