Ciclo de palestras e lançamento do Programa Mudança de Hábito marcam a 4ª Semana de Atenção à Saúde do Servidor Municipal

A valorização e o cuidado com o Servidor municipal também estão inseridos no calendário festivo pelos 124 anos de Campo Grande

Cidades | 19 de agosto de 2023, por redacao@msalerta.com.br

A valorização e o cuidado com o Servidor municipal também estão inseridos no calendário festivo pelos 124 anos de Campo Grande. Neste contexto, a Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG) realiza a 4ª Semana de Atenção à Saúde do Servidor Municipal que neste ano conta com ciclo de palestras e a realização da 2ª edição do Programa Mudança de Hábito.

A Semana de Atenção à Saúde do Servidor Municipal foi instituída pelo Decreto Municipal n. 13.592, de 6 de agosto de 2018, e integra a Política Integrada de Atenção à Saúde do Servidor Municipal, prevista na Lei Municipal n. 5.136, de 27 de dezembro de 2012, e que se sustenta em três eixos: promoção e vigilância em saúde, perícia em saúde e assistência à saúde.

“Nosso objetivo é trabalhar com a prevenção, propondo hábitos saudáveis que trarão qualidade de vida para os nossos servidores porque, dessa forma, eles também poderão entregar melhores resultados, terão maior produtividade, trabalharão mais contentes e isso refletirá num atendimento de excelência à população”, destacou Camilla Nascimento de Oliveira, diretora do IMPCG.

Abrindo a programação, na manhã desta sexta-feira (18), a psicóloga Luciana Rezende falou aos servidores do IMPCG sobre a importância e benefícios de manter uma vida pessoal e profissional em equilíbrio, além de oferecer aos participantes ferramentas e estratégias para lidar com o estresse, a ansiedade e o esgotamento.

“Quando falamos de bem-estar, precisamos ter em mente o bem-estar físico, mental, psíquico, emocional e espiritual. O equilíbrio vem da atenção que damos a todas essas áreas. Por exemplo, hoje falamos sobre ansiedade e associamos a algum ruim, porém, todos nós temos algum grau de ansiedade e ela existe para nos proteger e nos manter alerta, então, há uma parte benéfica nisso. O problema começa quando a ansiedade se torna excessiva, impactando negativamente na nossa vida”, salientou.

A palestrante falou também os desafios de lidar com fatores causadores de ansiedade, como o isolamento social, o uso de drogas e álcool, a violência, pobreza, desemprego, falta de tempo de qualidade (esgotamento) e o aumento da tecnologia.

“Com relação ao aumento da tecnologia nosso dia a dia, existem diversos pontos preocupantes, como os efeitos das redes sociais na saúde mental. O perigo das comparações dos recortes mostrados na internet com a vida real. Lá, as pessoas mostram apenas o que querem mostrar e acabamos tendo aquele parâmetro de vida perfeita, trazendo efeitos devastadores. Se você está se sentindo deprimido, faça um ‘detox’ de redes sociais”, aconselhou.

Ter uma alimentação saudável, praticar exercícios, sono de qualidade, gerenciar o estresse, construir relacionamentos, reservar um tempo para são fundamentais na busca pelo equilíbrio e saúde mental, e chamou atenção para pontos que podem significar que é hora de buscar ajuda profissional.

“Caso você esteja comendo ou dormindo muito pouco ou em excesso, com pouca energia, se sentindo esgotado, incapaz de realizar tarefas diárias, é hora de buscar auxílio profissional”, pontuou.

“São muito importantes essas ações voltadas ao bem-estar social do colaborador porque um profissional com uma boa saúde consegue acolher melhor o servidor que vem procurar uma orientação, uma ajuda. Diariamente lidamos com pessoas fragilizadas emocionalmente, às vezes por problemas de saúde, delas ou de um familiar, e nós precisamos estar com a nossa saúde em dia para darmos a eles o suporte necessário”, frisou o servidor Cristian Gil de Silva Paloschi (50).

Com 25 anos de IMPCG e 46 anos como servidora, a técnica previdenciária Cleonice de Almeida (62) fala da necessidade de se falar sobre saúde mental e desmistificar o tema. “Todos nós temos problemas, enfrentamos dificuldades, há questões de ordem pessoal, familiar, profissional e organizar isso tudo nem sempre é fácil. Uns lidam melhor, outros nem tanto e poder contar com ajuda nesses momentos, é fundamental. Somos gratos à administração municipal pelo olhar atento à essas questões e por oportunizar esses momentos de reflexão sobre esse assunto tão importante”, salientou.

Outras três palestras completam o ciclo: “Bons hábitos para uma vida saudável”, ministrada pela nutricionista Thais Almeida; “Exercício após cirurgia bariátrica”, com a educadora física, Silvia Feiten; e “Como ter disposição e energia para o seu dia a dia?”, apresentada pelo médico Daniel Figueiredo.

Projeto Mudança de Hábito

Mudança de Hábito é um projeto de acompanhamento do índice massa corporal (IMC) ao longo de determinado período de tempo, que visa introduzir no cotidiano dos participantes a prática de atividades físicas e promover a reeducação alimentar, possibilitando a melhoria da saúde e da qualidade de vida do servidor público municipal.

A primeira edição do Mudança de Hábito foi realizada em 2018, na 1ª Semana de Atenção à Saúde do Servidor Municipal, realizada com o tema “Obesidade – Mal da Modernidade”. Foram 100 participantes que receberam o acompanhamento de profissionais da educação física e nutricionistas, pelo período de três meses.

Em 2023, a segunda edição do Mudança de Hábito tem um novo formato, com maiores desafios e a busca por melhores resultados.

Participarão desta segunda edição, servidores dos Poderes Legislativo e Executivo do Município de Campo Grande, usuários do SERVIMED, previamente selecionados.