Com estoques em estado de alerta, Hemosul faz apelo para doações do tipo O- e O+

Hemocentro informou que são necessárias cerca de 150 doações diárias para que os estoques sejam estabilizados

Especiais | 21 de janeiro de 2023, por redacao@msalerta.com.br

Na manhã deste sábado (21), o Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul) informou que os estoques sanguíneos estratégicos estão em baixa. O órgão alerta que a tipagem O- se encontra em estado crítico portanto, pode não ser suficiente para atender as demandas do estado.

O órgão informa que a tipagem que se encontra em estado crítico pode comprometer o atendimento dos hospitais, no que diz respeito às demandas de distribuição sanguínea aos pacientes hospitalizados.

Além disso, a tipagem O+ encontra-se em estado de alerta, próximo ao estado considerado crítico, já as tipagens A- e B- estão com estoques em baixa.

O Hemosul explicou que, para normalizar os estoques estratégicos de sangue, seriam necessárias cerca de 150 doações diárias de sangue.

Por fim, o órgão informa que, nesta semana – dos dias 16 à 21 de janeiro-, houve baixa quantidade de coleta de sangue. Segundo o Hemosul, as baixas doações podem estar relacionadas às mudanças de temperatura, que ficam propícias a certos tipos de doenças.

“O clima está propício para doenças respiratórias, como gripes e viroses. Então, com isso, a gente já sabe que dá uma abaixada nos estoques”, pontua o Hemocentro.

O Hemosul Coordenador está com funcionamento integral neste sábado (21), das 7h00 às 17h00.

Doar Salva

De acordo com o Ministério da Saúde, a quantidade de sangue retirada do doador não afeta a sua saúde porque a recuperação é iniciada imediatamente após a doação. Com uma média de cinco litros de sangue, uma pessoa adulta tem no máximo 450 ml de sangue coletados, durante a doação.

A pasta relembra que o gesto de doar sangue trata-se de uma atitude de solidariedade, já que a pequena quantidade que é doada pode salvar até quatro vidas.  Por isso, o Ministério da Saúde reforça periodicamente a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue.

Fonte/Créditos: Correio do Estado