Leitura é tema do 2º encontro do grupo de estudos de professores alfabetizadores da Reme

O Gepar foi criado pensando nos professores que lecionam nos 1º e 2º anos.

Especiais | 27 de setembro de 2023, por redacao@msalerta.com.br

Durante o 2º encontro do Gepar (Grupo de Estudos de Professores Alfabetizadores) da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande, cerca de 500 docentes participam em cinco dias do encontro, para debater sobre leitura e como ela é aplicada no dia a dia com os alunos. O evento acontece desde quinta-feira (21), em salas da Unigran e encerra na próxima quarta-feira (27).

O Gepar foi criado pensando nos professores que lecionam nos 1º e 2º anos. O primeiro encontro ocorreu em agosto abordando o referencial curricular da Reme, trabalhando com habilidades de leitura e oralidade.

De acordo com a Chefe da Divisão do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ana Ribas, o tema foi uma solicitação feita pelos professores. “O debate é sobre estratégia de leitura sempre articulado com o referencial curricular da Reme. Também, neste encontro, temos troca de experiências entre professores, para saber como o docente alfabetizar trabalha com seus alunos”.

Segundo a professora do 1º ano da Escola Municipal Irene Szukala, Rosangela Fernandes Gomes do Nascimento, o Gepar estimula o aprendizado também de quem ensina. “Com o grupo, a gente consegue agregar na prática os projetos e ideias trocadas. Amplia também, a questão da teoria e a possibilidade de retomar leituras de biografias”.

Alfabetizadora do 2º ano na Escola Municipal Advogado Demosthenes Martins, Gislaine Martins diz que o maior desafio no dia a dia é ter uma estratégia para alcançar a criança que está sendo alfabetizada. “O Gepar acaba nos ajudando com isso, porque temos troca de experiências, ouvimos relatos dos colegas que estão no chão da escola. O grupo me ajuda a adquirir conhecimentos, temos muito debate e isso é muito enriquecedor”.

Já Tereza Lisboa de Almeida é alfabetizadora da turma do 1º ano na Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida. “O Gepar é um sonho realizado. Estou na Reme desde 2008 e esse grupo é uma demanda antiga que agora foi concretizada. O grupo traz embasamento técnico, nos tira da teoria e nos coloca na prática, é muito interessante”.