Região central de CG abriga os bairros mais buscados para locação de imóveis

Radar Imobiliário aponta Tiradentes como o 1° colocado na procura para locação e o 3° para compra de casas e apartamentos

Cidades | 8 de agosto de 2023, por redacao@msalerta.com.br

A região central de Campo Grande e seus arredores são os mais procurados quando o assunto é locação de imóveis, com destaque para o bairro de Tiradentes, concentrando cerca de 9,28% das buscas, segundo estudo mensal desenvolvido pelo DataZAP, braço de inteligência do ZAP.

Para Larissa Gonçalves, economista do DataZAP, a procura maior por residências em Tiradentes é resultado das mudanças pelas quais a região passou ao longo dos anos. “A melhora na segurança e outros investimentos como por exemplo em infraestrutura foram transformando o bairro. Atualmente, Tiradentes oferece uma grande oferta de serviços que vão desde postos de saúde a escolas, até comércios, supermercados e academias, o que contribui para aumentar as buscas por imóveis nessa localidade.”

Locação

Junto com Tiradentes, as vizinhanças de Pioneiros, São Francisco e União concentram mais de 26% da demanda residencial por locação, ou seja, aproximadamente 1 a cada 4 pessoas em Campo Grande têm interesse em residir nessas regiões.

Tiradentes e Pioneiros somam quase 17% das buscas. Apesar disso, o bairro que está como o primeiro colocado da lista apresentou a maior queda (-1,75 p.p.) na demanda relativa entre junho de 2022 e o mesmo período de 2023. Em oposição a isso, a região de União foi a que obteve maior aumento de interesse, conquistando 3,97 p.p.

Confira a seguir o ranking completo dos 10 bairros mais buscados no mercado imobiliário em junho de 2023, bem como a variação da participação dessas mesmas regiões no período de um ano.

Região central de CG abriga os bairros mais buscados para locação de imóveis
Fonte: Radar Imobiliário DataZAP – Campo Grande

Venda

Os imóveis para venda na cidade de Campo Grande passaram por um período de valorização que se iniciou no segundo semestre de 2022 e atingiu seu ponto máximo em junho de 2023. A alta no preço dos imóveis na cidade foi de 14,78%, no acumulado de 12 meses, enquanto a variação nacional, no mesmo período, foi de 5,72%, de acordo com o Índice FipeZAP.

Entre os bairros mais procurados para compra estão Rita Vieira, Nova Lima e, novamente, Tiradentes que dessa vez aparece como 3° colocado no ranking. As três regiões concentram, juntas, cerca de 15% das buscas.

O bairro que apresentou maior aumento de interesse nos últimos 12 meses foi Nova Lima com 1,78 p.p. Em contrapartida, entre os bairros do ranking, Rita Vieira teve a maior queda (-1,36 p.p.). Confira a tabela completa abaixo:

Região central de CG abriga os bairros mais buscados para locação de imóveis
Fonte: Radar Imobiliário DataZAP – Campo Grande

Características mais buscadas por locatários e compradores

Além de avaliar o cenário dos mercados de locação e venda, o Radar Imobiliário também observa as preferências do consumidor em relação à tipologia dos imóveis. A faixa de tamanho de 50m² a 70m² é a mais procurada entre os interessados em morar na capital sul mato-grossense, totalizando aproximadamente 26% das buscas, tanto para locação, quanto para venda.

Outro ponto em comum entre quem quer comprar ou alugar são as moradias com 2 dormitórios. Elas são preferidas por 53,5% dos locatários e 48,1% dos compradores.

Em relação às vagas na garagem, 57,1% dos interessados em alugar optam por imóveis com 1 vaga, enquanto que 39,1% dos compradores se interessam por opções com 2 vagas.

Via EnfoqueMS