Prefeitura realiza Campanha Educativa em alusão ao Dia do Motorista
Campo Grande possui em média, conforme dados do Detran, mais de 400 mil condutores habilitados

25 de julho foi escolhido para celebrar o dia daqueles que passam a maior parte do tempo de suas vidas trabalhando no trânsito, o motorista. Para comemorar a data, a Prefeitura de Campo Grande por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), realizou uma Campanha Educativa durante toda manhã desta terça-feira na Avenida Gury Marques.
A Campanha, segundo a Agetran, tem o objetivo de alertar sobre a importância dos motoristas de manter a velocidade média da via, não dirigir embriagado e respeitar as leis de trânsito. Durante a ação foram entregues garrafinhas com a mensagem “dirija sóbrio e a 50 km/h” e distribuídos cartões com o alerta “dê a seta”.
A motorista Ruth, que foi uma das abordadas na ação, disse que a mensagem é muito importante. “Principalmente a questão da seta, vemos muitos casos de motoristas que não dão a seta e causam transtornos no trânsito”.
Campo Grande possui em média, conforme dados do Detran, mais de 400 mil condutores habilitados. Desses, 214 mil são da categoria B que é destinada para carros, vans e picapes.
De janeiro a junho deste ano, a Capital registrou mais de 170 mil infrações de trânsito, dentre elas, a mais frequente, com cerca de 90 mil infrações, está a de excesso de velocidade.
Para o Chefe da Divisão de Estatísticas e Sinistros de Trânsito da Agetran, Renan Soares Junior, esse dado revela que é importante ressaltar ao motorista que ele pense na segurança. “Precisa pensar não somente na segurança própria, como também dos demais que são pedestres, ciclistas e motociclistas. Manter a velocidade adequada da via, diminui o impacto de um acidente, reduzindo o número de óbitos”.
A ação teve apoio dos motoristas de aplicativo, Batalhão de Trânsito da Policia Militar, Guarda Civil Metropolitana e Detran.
Para a motorista de aplicativo, Andriana Ramos, a Campanha faz o motorista relembrar aquilo que ele aprendeu para se tornar apto a dirigir. E comenta que diariamente vê irregularidades cometidas pelos motoristas na Capital.
A reflexão, segundo a Diretora de Educação para o Trânsito do Detran, Andrea Moringo, faz o condutor relembrar as boas práticas. “Cada um precisa fazer a sua parte, ter cidadania, tolerância, usar a direção defensiva que é ensinada para tirar a habilitação”, conclui.