Usina abre comportas após volume de chuva acima da média e água alaga fazendas de Batayporã

De acordo com a defesa civil, a preocupação no momento são os animais que precisaram ser realocados para outras propriedades rurais.

Notícias | 29 de março de 2023, por redacao@msalerta.com.br

Cerca de sete fazendas localizadas no município de Batayporã (MS) foram alagadas após a abertura das comportas da usina hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, instalada no rio Paraná na altura dos municípios de Rosana (SP) e Batayporã.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município sul-mato-grossense, Gilberto Batista dos Santos, a situação é preocupante e o município já declarou situação de emergência.

“A usina precisou abrir as comportas devido a ação de outras usinas que estão acima e abriram suas comportas, a Sérgio Motta não suporta o volume de água que chega à sua caixa de capitação e precisou abrir as comportas também”.

De acordo com a defesa civil, a preocupação no momento são os animais que precisaram ser realocados para outras propriedades rurais.

“Aproximadamente 7 mil cabeças de gado precisaram ser realocadas e 2.500 estão na estrada ilhadas por não ter lugar para elas serem levadas”, afirma Santos.

Em nota, a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) esclareceu que deliberou o aumento gradativo da vazão de água decorrente do volume de chuvas acima da média para o período nos rios que formam a bacia do Paraná, em especial o Rio Grande e o Rio Paranaíba.

Conforme a Cesp, a vazão é necessária após às aberturas das comportas de outras usinas hidrelétricas localizadas à montante (acima).

Fonte: g1.globo.com